quarta-feira, 10 de maio de 2023

Como a fisioterapia pode ajudar a tratar problemas respiratórios



Normalmente, associamos a fisioterapia a lesões. Mas sabia que a fisioterapia pode ajudar a tratar problemas respiratórios? Aliás, existe uma área conhecida como fisioterapia respiratória, que pode ser bastante eficaz no tratamento de diversos problemas respiratórios, tais como:


  • Asma: a fisioterapia respiratória pode ajudar a melhorar a função pulmonar, reduzir a frequência e intensidade das crises de asma, e a melhorar a qualidade de vida dos pacientes asmáticos.


  • Bronquite: a fisioterapia também pode ajudar a reduzir a inflamação das vias aéreas e a diminuir a produção de muco, o que pode melhorar a respiração e reduzir a tosse e o desconforto respiratório.


  • Fibrose quística: a fisioterapia pode ajudar a tratar problemas respiratórios como a fibrose quística, já que estimular a função pulmonar e a diminuir a frequência de infecções respiratórias em pacientes com fibrose quística.


  • Doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC): a fisioterapia respiratória pode ajudar a melhorar a capacidade respiratória e a reduzir a falta de ar em pacientes com DPOC.


  • Pneumonia: a fisioterapia respiratória pode ajudar a reduzir a acumulação de secreções e a melhorar a função pulmonar em pacientes com pneumonia.


Como é a fisioterapia ajuda a tratar problemas respiratórios?


Ainda não perceber bem como funciona? Bem, os fisioterapeutas respiratórios utilizam diversas técnicas para ajudar a melhorar a respiração dos pacientes. Entre essas técnicas, incluem-se:


  • Exercícios respiratórios: os exercícios respiratórios podem ajudar a melhorar a capacidade pulmonar, a reduzir a falta de ar e a aumentar a resistência.


  • Técnicas de drenagem postural: a drenagem postural é uma técnica que consiste em colocar o paciente em posições específicas para ajudar a drenar as secreções pulmonares.


  • Vibração torácica: a vibração torácica é uma técnica que utiliza um dispositivo para produzir vibrações no tórax do paciente, a fim de ajudar a mobilizar as secreções pulmonares.


  • Equipamentos de expansão pulmonar: os dispositivos de expansão pulmonar ajudam a melhorar a função pulmonar, a reduzir a falta de ar e a aumentar a capacidade respiratória.


Em resumo, a fisioterapia respiratória pode ser uma excelente opção de tratamento para pacientes com diversos problemas respiratórios. Os fisioterapeutas respiratórios utilizam uma série de técnicas para melhorar a função pulmonar, reduzir a falta de ar e a aumentar a capacidade respiratória dos pacientes, o que pode melhorar significativamente a qualidade de vida. Se precisa de encontrar sessões de fisioterapia em Cascais, clique aqui para encontrar um terapeuta e veja também quanto custa a fisioterapia.


Sem comentários:

Enviar um comentário